Mestre Yim Sheung Mo

Mestre Yim Sheung Mo
Yim Sheung Mo (Mandarim: Yang Sheung Mo) (1882-1971) nasceu na cidade de Linxi, província de Guanzhou. Aos 35 anos já era um mestre muito respeitado no estilo Hung Gar.


Entretanto, a história conta que nessa época Yim Sheung Mo ficou sabendo sobre a grande reputação de um jovem mestre vindo do norte, chamado Ku Yu Cheong. Então Mestre Yim resolveu desafiá-lo para um combate amistoso e ao iniciar o cambate Yim Sheung Mo tentou aplicar diversos chutes e socos mas Ku Yu Cheong defendeu todos com apenas uma das mãos e contra-atacou apenas encostando no corpo de Yim Sheung Mo, o qual não conseguiu nem defender-se nem desviar dos ataques. Percebendo a superioridade do adversário, Yim Sheung Mo se desculpou, abandonou o seu estilo Hung Gar para tornar-se discípulo de Ku Yu Cheong.

Yim Sheung Mo

Ao tornar-se discípulo de Ku Yu Cheong, mestre Yim não só se tornou um dos três herdeiros do estilo Shao Lin do Norte como pode aprender outros estilos. Dentre esses estilos destacam-se Luo Hap e Chi Yi Mun com mestre Mong Lai Sin e Choy Lei Fat Bak Sing com Tam Sam.

Mudou-se para Hong Kong em 1952 devido à mudanças políticas na China. Já em Hong Kong e estabelecido na casa da família Chan, onde passou a ministrar aulas dos estilos aprendidos e logo passou a ser muito conhecido na cidade.

Yim Sheung Mo com facão
As habilidades marciais impressionates de Yim Sheung Mo, geraram fatos muito interessantes. Em um dos episódios conta-se que certa vez estava em um restaurante e perfurou uma xícara de porcelana com o dedo médio sem movê-la do lugar. Já em outro episódio, ao visitar antigos colegas de Hung Gar, Yim Sheung Mo fora apresentado a alunos mais novos de forma jocosa como "o mestre de Hung Gar que havia virado aluno de Shao Lin do Norte" e após terminar a sua visita, despediu-se dos todos e abriu um buraco na parede com a sua cabeça e foi embora, desde então passou a ser apelidado de "Cabeça-de-ferro".

Yim Sheung Mo deixou seu legado para alunos, que se espalharam pelo mundo, como Chan Ning Ling, Choy Ning, Au Wing I, Wong Chia Man, Kwok Wing Lam e muitos outros. Entretanto, o que mais se destacou e tornou-se herdeiro de todo o seu conhecimento foi o Mestre Chan Kowk Wai.

Comentários