Filme Mulan

Mulan
Hua Mulan (Zhao Wei) é uma garota órfã de mãe, que vive cuidando de seu pai doente em casa, com quem aprendeu kung fu quando pequena. Desrespeitando os costumes, deixou os vizinhos muito irritados e seu casamento praticamente impossível.

Com a chegada de uma nova guerra, o pai de Mulan é convocado e decide ir mesmo com sua doença, para protegê-lo ela resolve fugir de casa e ir em seu lugar. Fingindo ser um rapaz, adentra em um exército composto totalmente por homens, correndo o risco de ser descoberta a qualquer momento e morta por descumprir a lei. Porém, diferente de tudo o que se esperava, Hua Mulan se apresenta como um notável soldado e é promovido a general do exército. Agora, milhares de vidas estão em suas mãos e ela ainda não sabe lidar com a morte de seus companheiros. Mulan terá que perder todos os seus sentimentos se quiser que seus irmãos retornem para casa.

Para os fãs de animações sim, esta é a mesma lenda que originou "Mulan", a animação famosa da Disney, mas ali representada com muita comédia e romance. Neste drama, o filme é mais fiel aos poemas narrativos do século VI, na China, tornando tudo um pouco mais triste, mas mais convincente e belo. O filme é realmente lindo, apresenta a bravura de todos os soldados perante a luta, mas não se esquece de humanizá-los. O povo inimigo não é de todo mau, o que causa um efeito de dualidade no espectador. Recomendo a todos que já são fãs de Mulan, da Disney e de todos os que desejam assistir a um filme com um excelente roteiro.

Obs.: Não se sabe se Hua Mulan existiu na vida real, existem apenas poemas narrativos sobre sua história.

Diretor: Jingle Ma
Produzido em 2009

Comentários