Grão Mestre Chan Kowk Wai

Grão Mestre Chan Kowk Wai
Mestre Chan Kowk Wai (Chen Guo Wei) é o maior representante do Kung Fu Shao Lin aqui no Brasil e um dos cinco mestres que tem o décimo grau de Kung Fu no mundo, o maior existente. 

Chan, nascido em 3 de abril de 1935 - sob o signo do Javali(porco) e madeira como elemento - , começou seu treinamento logo cedo em sua cidade natal, Cantão ao sul da China. Logo aos 4 anos de idade já copiava os movimentos, que assistia escondido, das aulas de Wu shu do mestre da aldeia Chan Cheok Sing. Dia após dia ele observava as aulas e se retirava para treinar o que havia aprendido. Contudo, um dia foi pego por um dos alunos quando estava treinando e foi levado ao professor, cuja admiração pelas técnicas e habilidade do pequeno Chan fez com que logo fosse iniciado no estilo Choy Lei Fat. Chan continuou treinando com o mestre Sing por mais 10 anos até que precisou mudar-se com sua família para Hong Kong, devido ao final da república da China (1912-1949) e início da república popular da China liderada pelo partido comunista. Já em Hong Kong, Chan procurou o mestre em Luo Han (uma das escolas mais importantes do Mosteiro Shao Lin), Ma King Fong, com quem poderia dar continuidade a seus treinamentos.

Mestre Chan Kowk Wai
O grande mestre Yim Sheung Mo, que também precisou mudar-se para Hong Kong, hospedou-se na casa da família do jovem Chan, dando início a um período muito importante para o pequeno aprendiz. Mestre Yim, um grande mestre do estilo Shao Lin do Norte, abriu sua nova escola e aceitou Chan como seu discípulo e posteriormente, devido a dedicação deste aluno, como herdeiro do estilo. Pôr intermédio do grande mestre Yim Sheung Mo, Chan foi apresentado aos melhores mestres do seu tempo, nos principais estilos de Wu Shu, dos quais também tomou-se professor. Um desses mestres foi o grande Wong Hon Fan, conhecido como "Rei do Louva Deus", com quem aprendeu o Louva Deus Sete Estrelas. Ademais, Mestre Wong foi aluno do quarto mestre mais importante no estilo Louva Deus de sua época, Lo Kwong Yuk. Outro grande mestre que orientou o jovem Chan foi Mestre Chian Jin Man, companheiro de treinamento de Liu Fat Man, conhecido como o "Rei da Águia". Chan aprendeu também com o médico Yan You Chin, grande mestre e herdeiro da mais pura linhagem do Hung Sing Choy Lei Fat de Fat Sam. Com isso ao longo de sua permanência na China, além do Shao Lin do Norte, aprendeu inúmeros estilos, os quais domina com perfeição. Além de manusear incontáveis armas, algumas até desconhecidas da grande maioria dos artistas marciais, possui um profundo conhecimento de Chi Kun (qigong) marcial e o Siu Cant Son integral. O Siu Cant Son integral (método dos "Pequenos Sinos de Ouro) é um poderosíssimo método de cultivo e domínio da energia vital, que pode ser usado em combate, na arte da cura (combinado a digito pressão) ou na famosa técnica da "Palma de Ferro", técnica que hoje em dia vemos pessoas quebrando objetos duros como tijolos e telhas. Após 10 anos aprendendo com o grande Yim Sheung Mo, Chan Kowk Wai mudou-se para o Brasil em meados de 1960, vindo morar na cidade de São Paulo. Ministrou cursos de Wu Shu durante 12 anos no Centro Social Chinês, local onde ajudou na formação, na USP por aproximadamente 7 anos e no clube pinheiros desde 1983. 

Mestre Chan Kowk Wai treinando
Em 1972 fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu / Wu Shu, que é, atualmente, a matriz de inúmeras academias espalhadas por todo o território brasileiro e em outros países como Espanha, EUA, Argentina e Chile, todos agrupados sob a Associação Sino Brasileira de Kung Fu / Wu Shu. Mestre Chan foi um dos fundadores da Federação Paulista de Kung Fu Wu Shu, e o primeiro presidente da Confederação Brasileira de Kung Fu Wu Shu, que ajudou a criar e organizar.

Comentários